top of page

Quer ser mais feliz no trabalho?

Muitas pessoas buscam isso como se fosse um segredo escondido as sete chaves, mas a resposta e a saída para sermos mais felizes no trabalho pode estar dentro de nós mesmos.

Que tal praticar um pouco dessas sugestões?

Segundo Emiliana Simon-Thomas, pesquisadora da Universidade de Berkeley (EUA) e professora do curso “A Ciência da Felicidade”, todos podemos nos tornar mais felizes no trabalho –é preciso apenas “trabalhar” para que isso aconteça.


Veja, a seguir, quatro hábitos que todos podem colocar em prática para sentirem se mais felizes no ambiente de trabalho, segundo a especialista.

1. Apreciar intencionalmente os bons momentos


“Nossos dias no trabalho, assim como na vida, não são todos igualmente agradáveis. Mas esses momentos legais existem, e devem ser apreciados”, diz a pesquisadora.


Ela diz que é difícil, pois há cada vez mais pressão e cobrança nas empresas, mas que “são as pessoas que conseguem rir nas dificuldades, estar atentas, defender as próprias ideias e refletir sobre o que passou que vão conseguir crescer com esses desafios”.


2. Encontre (ou crie) um propósito em seu trabalho

A pesquisadora afirma que as pessoas mais felizes em seus empregos são aquelas “movidas por um objetivo maior”. “Pessoas que têm suas atividades diárias guiadas por esse senso de propósito são mais felizes na vida”, afirma.

3. Aumente sua resiliência

Resiliência é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Imagine que, apesar de muito esforço, você tenha falhado em uma tarefa importante, e seu chefe demonstrou insatisfação com o resultado. Qual sua reação? Ficar na defensiva, ficar envergonhado, retrair-se e decidir não se envolver mais em projetos no futuro? A sugestão de Emiliana é: “Respire fundo, lembre-se que esse é um episódio passageiro e reflita sobre as circunstâncias externas que podem ter contribuído para isso”.


4. Pratique a gentileza

O quarto hábito a ser praticado é o da “conectividade social, a habilidade de construir relacionamentos com os outros”, diz Emiliana. Profissionais felizes sentem que fazem parte de uma equipe na qual acreditam, e que recebem apoio em retribuição.

Como alcançar esse senso de conectividade? De acordo com a pesquisadora, “é praticando a gentileza, tendo um interesse verdadeiro nos colegas e mostrando empatia, compaixão, generosidade e gratidão”.

Para ela, praticar a gentileza é uma das formas mais simples e eficazes de quebrar essas normas autoritárias e tornar-se mais feliz no processo, inclusive tornando mais felizes também as pessoas ao seu redor.

Fonte: UOL Economia, 18.04.2018

Crédito: Dr. Giulio Cesare

0 comentário
bottom of page