A Importância do Técnico em Segurança do Trabalho



O Técnico em Segurança do Trabalho é um dos principais profissionais dentro de uma empresa, isso porque ele é responsável por promover não só a segurança e a saúde, como também o bem estar dos funcionários que atuam em cada segmento.

Essa importante missão também colabora para um significativo aumento da produtividade das equipes, já que a qualidade de vida no trabalho é um grande motivador. Além disso, mantém a companhia dentro da legislação, evitando multas e processos judiciais que poderiam pesar no bolso de qualquer empreendedor. Este especialista faz com que o trabalho de todos os funcionários da empresa se torne mais seguro, evitando muitos acidentes e doenças ocupacionais. Isso é fundamental para mudarmos o índice que coloca o Brasil dentre os 5 países mais perigosos do mundo para os trabalhadores ( Organização Internacional do Trabalho (OIT)).

O que faz um Técnico de Segurança do Trabalho?

Como você pode ver, o Técnico de Segurança do Trabalho é uma profissão muito importante na maioria das áreas do mercado de trabalho. Isso porque é fundamental para a segurança dos trabalhadores que atuam em ambientes que oferecem riscos.

Sendo assim, esta é uma atividade regulamentada pela Portaria nº 3.275 de 21 de setembro de 1989, que foi desenvolvida pela Ministra de Estado do Trabalho. Essa portaria é a responsável por estabelecer as principais atribuições de um TST.

No total, são 18 itens que fazem parte da rotina destes profissionais, independente da área de atuação da empresa.

São elas:

1. Informar e propor soluções ao empregador sobre os riscos existentes