A musculação fortalece função cardíaca e auxilia no controle do colesterol


Cardiologistas alertam para a redução da massa muscular causada pelo envelhecimento ou por falta de atividade física e isso pode levar a um alto índice de desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.


Com o ganho de força e de massa muscular, o coração sofre menor sobrecarga com esforços do dia a dia.


A musculação, conhecida como a atividade que mais promove o aumento de força e massa muscular, contribui muito para reduzir diversos fatores de risco para a saúde cardiovascular.


As doenças que afetam a saúde do coração, como o diabetes, a obesidade e a hipertensão, estão diretamente relacionadas à qualidade de vida das pessoas. Os benefícios da musculação vão além da promoção a saúde, pois previnem e controlam seus fatores de risco.


As mulheres que praticam musculação regularmente apresentam um menor risco cardiovascular para todas as faixas etárias. O exercício de musculação exibe um efeito benéfico, principalmente sobre o percentual de gordura corporal e os níveis de colesterol e triglicérides.


Na obesidade ou no diabetes, os fatores de risco para a saúde do coração, como o aumento de peso e a presença de açúcar no sangue, são utilizados como fonte de energia a ser gasto durante a atividade física na manutenção da massa muscular adquirida, diminuindo assim o agravamento dessas doenças.


Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol. Enquanto diminuem os níveis de LDL - o colesterol ruim - os exercícios ajudam a elevar o HDL , o colesterol bom.


As diretrizes médicas recomendam que as mulheres pratiquem cerca de 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos, e com exercícios de musculação pelo menos duas vezes por semana.

Importante: Exames médicos e físicos são essenciais antes de começar qualquer atividade física.


Não há um exercício melhor que o outro, tudo depende de quem vai praticar.

A melhor escolha é sempre por uma atividade física que proporcione prazer.

Sede - Pinheiros

Rua Artur de Azevedo, 622

Jardim América - SP 

11 3064-7585

Unidade Sul - Shop. Interlagos

Avenida Interlagos, 2255

Interlagos - SP 

11 3471-9010  / 3471-9012

Unidade Leste - Shop. Aricanduva

Av. Aricanduva, 5555

Vila Matilde - SP 

11 3061-0910 / 3444-2321

Unidade Oeste - CEASA

Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946

Vila Leopoldina - SP 

11 3832-4049 / 3835-9576

  • LinkedIn da Ampai
  • Facebook da Ampai
  • Ampai no Instagram

AMPAI - Medicina e Segurança do Trabalho

ampai@ampai.com.br