top of page

Coração, Cuidado com a gripe!

Mais um inverno chegou, e com ele toda aquela preocupação em evitar a gripe, pneumonias e doenças da época, há motivo para tanto?

Sim e se você for um cardiopata, ou seja, portador de doenças cardiovasculares, como por exemplo, insuficiência cardíaca, doença coronariana, hipertensão, deve ficar mais atento ainda.Acompanhe o texto e saiba porquê.

A gripe é uma doença respiratória viral aguda facilmente transmitida entre as pessoas, os doentes cardiovasculares, apresentam maior risco de complicações e por isso incentivamos a vacinação contra a influenza, doença causada pelo vírus da gripe. Isso vale também para os pacientes que realizaram transplante de coração.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indica a vacinação para esse grupo de doentes.

Mas o porquê disso tudo? Em cardiopatas, o virus da gripe pode levar a complicações, como inflamação do miocárdio (miocardite), arritmias cardíacas e desencadear infarto agudo do miocárdio.

E a vacinação reduz significativamente o risco dessas complicações, diminuindo os sintomas, diminuindo os riscos de hospitalização e a taxa de óbito.

Dr. Giulio Cesare - CRM 83.543

0 comentário
bottom of page